Universidade Toulouse - Jean Jaurès (Toulouse, França) - 2019
Tema: ''Discussion Pixadores''
Discussão com pixadores na Universidade de Toulouse Jean Jaurès na França, sobre a luta social e política do movimento na cidade de São Paulo, Brasil.
Universidade Toulouse - Jean Jaurès
5 All. Antonio Machado, 31058 Toulouse, França
Wendel - Café, Bar (Berlim, Alemanha) - 2019
Tema: ''SP Resiste''
Pixação com o tema SP Resiste, mostrando em letras o descaso social enfrentada pelos pixadores e por todos os habitantes do Brasil.
WendelCafé, Bar
Schlesische Straße 42
10997 Berlim
Corners of(f) Society (Weil am Rhein, Alemanha) - 2018
Tema: ''Brasil não aceita'' - ''A rua não''
Em 24 de novembro de 2018, a Colab Gallery abriu suas portas para a exposição coletiva “Corners Of(f) Society”, com sete artistas internacionais que trabalham com, ao redor e em áreas urbanas. Gostaríamos de perguntar aos visitantes como e por que os lugares funcionam e qual impacto o ambiente geográfico tem na percepção e no comportamento. Se você tem, por exemplo, várias possibilidades de chegar a um supermercado, você escolheria uma determinada rota de acordo com seu humor. Durante sua vida diária, você escolhe eficientemente o caminho mais curto, que infelizmente leva por uma estrada barulhenta de quatro faixas. Então, novamente, você procura deliberadamente uma rota que o leva para longe do local de destino real, levando-o a lugares interessantes, uma casa abandonada, um terreno aberto ou um parque nos arredores da cidade. No entanto, perder sua orientação e apenas passear também pode ser visto como algo positivo, algo que desencadeia sua sede de aventura e permite que coisas inesperadas aconteçam. Cada um de nós tem seus rituais diários, que não são determinados apenas pela funcionalidade. Você pode contar histórias sobre alguns lugares, outros você buscará porque se sente confortável lá ou porque está se esforçando para atingir um certo estado de espírito, ou porque a atmosfera e a aura lá trazem de volta memórias. Vaguear significa se perder, ser ativo, coletar coisas que você encontra na rua, entrar no metrô, no próximo ônibus e descer em outro lugar, tendo apagado o motivo comum para ir de A a B. Significa absorver ativamente o terreno, as pessoas, os animais ou o lixo nas ruas. Sem perspectivas e intenção, há mais a descobrir. Os artistas participantes mostram com olhos alertas olhares estéticos de cidades, periferias e encontros surpreendentes. Estamos ansiosos para apresentar as obras de Relfy (Can), Cyop & Kaf (It), Swampy (Usa), Fábio Vieira (Bra), Road Dogs (Fr), Raskalov & Makhorov (Rus), LUCE & Eltono (Es).
https://us.carhartt-wip.com/blogs/journal/group-exhibition-corners-off-society
Neurotitan (Berlim, Alemanha) - 2018
Tema: ''Habitat Happy''
Pixação é o nome dado ao grafite nas metrópoles brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro; marcações em estilo distinto e enigmático, principalmente em paredes e edifícios. Os autores, Pixadores, fazem parte da população marginalizada e representam a desigualdade na distribuição de renda no Brasil. Em quase nenhum outro país a diferença entre riqueza e pobreza é maior. "Para os ricos, há belos edifícios. Para os pobres, há favelas." Pixação existe na superfície dessa riqueza contestada e condensa em suas características estéticas a situação de vida de seus autores, que, como grande parte da população metropolitana, têm que lidar com o risco e a vulnerabilidade dessa cidade. Ao mesmo tempo, a Pixação marca lugares abandonados e estrategicamente retidos por autoridades públicas ou grupos de interesse imobiliário privado. Sua arte, portanto, chama a atenção para a crise habitacional da cidade e suas estruturas imobiliárias voltadas para o lucro.
The Tag Conference (Amsterdam, Holanda) - 2018
Tema: Pixação - ''Marcando a invisibilidade: pixação e apropriação da cidade' - Vanessa C. De Franceschi e Fábio Vieira (BR)
A Tag Conference é um evento sem precedentes que reúne acadêmicos e especialistas de todo o mundo para explorar a escrita de nomes, ou marcação. A primeira Tag Conference (Berlim 2017) foi um sucesso total em termos de número de inscrições, qualidade das contribuições e participação. Em 2018, a Tag Conference viaja para Amsterdã. A chamada para artigos para a Tag Conference 2018 recebeu inscrições de doze países diferentes da América do Norte e do Sul, Europa e Austrália. Um total de dezessete artigos foram selecionados. Veja a lista completa de palestrantes abaixo. As abordagens de pesquisa incluem caligrafia, história da arte, arqueologia, sociologia, antropologia, estética, filosofia, direito, estudos de gênero, semiótica, estudos de cultura popular, ciência da computação, estudos de arquivo e estudos de grafite. Link: Chamada para artigos para a Tag Conference 2018. Nos dias imediatamente após a conferência, e também em Amsterdã, a mesma equipe por trás da Tag Conference dá as boas-vindas à Unlock Book Fair, a feira de publicações sobre grafite e arte de rua.
Brasil, Amame ou Dejame (Montevideo, Uruguai) - 2016
Tema: Pixadores
Exposição Amame o Dejame, com o tema pixadores realizada no ContraLuz Art Hostel em Montevideo, Uruguai.
ContraLuz Art Hostel
Luan D.Jackson 865 , Montevideo, 11200 - Uruguai